Caravana contra febre aftosa acontece em Caxias nesta terça-feira (2)

A Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED) segue com a Caravana contra Febre Aftosa – Rota Agropecuária. Na próxima terça-feira (2), a caravana chega a Caxias, no Leste Maranhense.
Juntamente com diversos parceiros, o objetivo da AGED é de mobilizar associações de criadores, sindicatos rurais e prefeituras para a última campanha de vacinação contra febre aftosa no Maranhão que acontecerá em abril e que não haverá prorrogação de prazo.
A caravana está percorrendo 13 municípios em regiões estratégicas, levando uma estrutura móvel com serviços e informações visando sensibilizar os produtores a vacinarem todos os animais, bovinos e bubalinos, atingindo a cobertura vacinal de 100% do rebanho maranhense. “Estamos nos preparativos para essa etapa de campanha e contamos mais uma vez com o total apoio de nossos produtores, pois todas as instituições ligadas à agropecuária estão somando esforços com a AGED para o êxito desta campanha com objetivo de fazer o Maranhão conquistar o status sanitário de zona livre de febre aftosa sem vacinação com reconhecimento internacional conferido pela Organização Mundial de Saúde Animal”, disse o presidente da AGED, Cauê Aragão. 
A Caravana contra Febre Aftosa – Rota Agropecuária vai percorrer os municípios de Grajaú, Açailândia, Santa Luzia, Pinheiro, Mirinzal, Zé Doca, Viana, Caxias, Codó, Presidente Dutra, Pedreiras. O ponto alto da caravana será em Bacabal, no dia 06 de abril, quando a AGED irá realizar a abertura oficial da última campanha de vacinação em território maranhense.   
Última campanha – Este ano a campanha será realizada de 1º até 30 de abril de 2024 e diferente das anteriores esta etapa de campanha não terá prorrogação de prazo. Após vacinar seus animais, o produtor deve fazer a comprovação da vacina no escritório da AGED onde a sua propriedade está cadastrada ou pode fazer através do site da AGED no menu SIGAMA até a data de 17 de maio.
Nesta última campanha de vacinação, o Maranhão deverá vacinar contra febre aftosa um rebanho de 10.788.198 de cabeças de bovídeos (entre rebanho bovino e bubalino) espalhados em 113.161 propriedades rurais.

Relacionadas