Funcionários da Prefeitura de Coelho Neto trabalham sem equipamentos de proteção

Prefeitura de Coelho Neto não fornece equipamento de proteção para funcionários
Funcionários de três setores da prefeitura de Coelho Neto (MA), tem reclamado das condições de trabalho. Os servidores estão lotados na limpeza pública, infraestrutura e Serviço Autônomo de Água e Esgoto.
Entre os garis, é fácil flagrar eles trabalhando sem o mínimo de equipamento adequado para segurança que seriam as luvas e máscaras faciais. Alguns denunciam que compram as próprias botas e outros não tem uniforme e usam roupas de casa.
A coleta lixo, quando acontece no centro da cidade, é feita em caçambas. Sem um aterro sanitário prometido pelo prefeito Bruno Silva, o lixo é descartado em locais inapropriados.
Na infraestrutura a situação é parecida. Servidores trabalham sem equipamentos de proteção individual (EPIs). A mesma situação se repete no SAAE e alguns funcionários trabalham de chinelo.
Um flagrante recente mostra servidores da prefeitura de Coelho Neto fazendo a remoção da sujeita de sarjetas no centro da cidade, em contato direto com o esgoto, sem a mínima proteção à saúde.
A obrigatoriedade do fornecimento dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI) é prevista pela Norma Regulamentadora-6 (NR-6), que prevê que todos devem receber equipamentos correspondentes ao risco expostos. Conforme o Ministério do Trabalho, a obrigação de fiscalizar o uso de equipamentos de segurança é do empregador – no caso, a própria prefeitura de Coelho Neto. 
Em caso de desobediência, o Ministério do Trabalho e o Ministério Público podem autuar a prefeitura e o prefeito Bruno Silva pelo descumprimento da norma.

Relacionadas