Luiza Rocha divulga pesquisa duvidosa de instituto que espalhou fake news em Caxias

Luiza Rocha tem espalhado uma pesquisa que abre vantagem para ela na disputa pela prefeitura de São João do Sóter. O que ela não espalhou é que o instituto que fez a pesquisa é o mesmo que a Justiça Eleitoral barrou em Caxias por pesquisa eleitoral considerada irregular em favor do candidato a prefeito Gentil Neto.

De acordo com a decisão, a divulgação da pesquisa desrespeita normas da legislação eleitoral, especificamente o art. 33, §4º, da Lei nº 9.504/97, e o art. 18 da Resolução TSE nº 23.600/2019, que qualificam a disseminação de pesquisas fraudulentas como crime.

Como resultado disto, a Justiça Eleitoral concedeu liminar determinando a retirada da pesquisa divulgada no perfil do Instagram de Gentil Neto. A Justiça reconheceu que a permanência desses dados na rede social pode induzir o eleitorado ao erro, comprometendo o equilíbrio do pleito.

Divulgação de pesquisa de instituto comprovado em espalhar fake news, na véspera da eleição, beneficiando uma ex-prefeita que teve desaprovadas contas de governo de sua responsabilidade pela Câmara de Vereadores de São João do Sóter, com parecer prévio do TCE-MA. O eleitor sotense com certeza não vai cair nessa!

Relacionadas