Projeto criado por estudantes do Maranhão amplia experiência de deficientes auditivos

Dez alunos da Escola Municipal Coração de Jesus, de Santo Antônio dos Lopes, no Maranhão, vão apresentar, em uma competição nacional de robótica, em Brasília, o protótipo de um aparelho que ajuda a ampliar a experiência de deficientes auditivos nas salas de cinema. A instituição de ensino conta com o apoio da Eneva, que atua no Estado na produção de gás natural e geração de energia.
A equipe (Ecoje Sal) foi finalista no Torneio SESI de Robótica Regional Maranhão, em janeiro, e apresentará um projeto inédito. Trata-se de um colete de baixo custo, com 14 pequenos motores, que emitem vibrações e estímulos conforme o decibel do som ambiente captado pelos sensores.
Os idealizadores do equipamento embarcam nesta terça-feira, 27, para o Distrito Federal. Lá, eles participarão do Torneio de Robótica FIRST LEGO League Challenge (LFL), etapa classificatória para o mundial de robótica da First, que ocorrerá nos Estados Unidos. O evento desafia estudantes a buscarem soluções para problemas do dia a dia da sociedade moderna.  
“A invenção visa propiciar a esse público novas sensações com base nas ondas produzidas pelas trilhas sonoras e cenas dos filmes nos cinemas, e com um baixo custo, já que utilizamos materiais simples”, comentou Vinícius Nascimento, professor responsável pela equipe.
 

Relacionadas